PIPERACEAE

Peperomia itatiaiana Yunck.

Como citar:

Danielli Cristina Kutschenko; Tainan Messina. 2012. Peperomia itatiaiana (PIPERACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

EN

EOO:

191,075 Km2

AOO:

12,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

A espécie ocorre nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo (Guimarães et al., 2012)

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko
Revisor: Tainan Messina
Critério: B1ab(iii,iv)
Categoria: EN
Justificativa:

Espécie de distribuição restrita, com EOO de 165,63 km². <i>Peperomia itatiaian</i>a é registrada em uma localidade no Estado de São Paulo, Campos do Jordão, e uma localidade no Parque Nacional do Itatiaia, no Estado do Rio de Janeiro. Em ambas, a coleta ocorreu há mais de 70 anos. Em Campos do Jordão a expansão urbana desordenada e contínua representa risco à perpetuação da espécie na natureza. A presença em uma unidade de conservação (SNUC), o Parque Nacional de Itatiaia, não garante proteção a <i>P. Itatiaiana</i> devido aos registros de ocorrência de incêndios, à presença de gado e aos desmatamentos. Portanto, há um declínio na qualidade e na extensão do hábitat em razão de diferentes ações humanas. Essas ameaças, provavelmente estão causando uma redução considerável no tamanho das populações remanescentes. Esses fatores foram considerados ameaças potenciais à espécie, que foi classificada como "Em perigo" (EN).

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Floresta ombrófila densa (Guimarães; Medeiros, 2009).
Habitats: 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.4.2 Human settlement local medium
Nas últimas décadas, a vegetação do município de Campos do Jordão vem sofrendo com a expansão urbana contínua e desordenada (Modenesi-Gauttieri; Hiruma, 2004).

Ações de conservação (2):

Ação Situação
4.4 Protected areas on going
A espécie ocorre no Parque Nacional do Itatiaia. Entretanto, o único registro da espécie nessa unidade de conservação é a coleta do material-tipo (Monteiro; Guimarães, 2008).
Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
A espécie é considerada "Vulnerável" (VU), segundoa lista das espécies da Flora ameaçadas de extinção no Estado de São Paulo (SMA-SP,2004).